Fazer a compatibilização de projetos em BIM permite com que muitos problemas e interferências entre projetos sejam detectados ainda em fase de projeto, evitando assim retrabalho no canteiro de obras.
Compatibilização entre projeto estrutural e hidrossanitário
Dentro de uma edificação comum (residencial e comercial), as grandes incompatibilidades entre projetos estão entre o estrutural e hidrossanitário.
Diferente das instalações elétricas onde existe muita maleabilidade, a tubulação de esgoto e águas pluviais muitas vezes não tem essa flexibilidade para mudança de sentido, nível e etc.
Em muitos casos são necessários prever furos nas vigas e lajes devido as características da arquitetura ou da própria edificação, onde poucas soluções são possíveis de serem tiradas.
Sendo assim, essas passagens de tubulação pela estrutura podem ser calculadas pelo projetista e o projeto de forma e armação já ir para obra com eles posicionados.
Furos verticais em vigas
É muito importante que essa furação seja prevista prevista na fase de projeto, pois alguns cuidados não necessários, como por exemplo:
Problemas por falta de compatibilização
Nem sempre é possível tirar soluções para incompatibilidade entre projetos durante a obra.
No exemplo abaixo, o pé direito baixo impossibilitava a passagem da tubulação de incêndio por de baixo da viga, e a “solução” encontrada foi essa:
Compatibilização de projetos BIM em edifícios
Em edifícios de grande porte, a compatibilização de projetos é fundamental devido a quantidade de projetistas de diferentes disciplinas trabalhando, muitas vezes, de forma isolada.
Projetos comuns em edifícios de grande porte:
- Arquitetônico
- Estrutural
- Hidrossanitário
- Elétrico
- Incêndio
- Gás
- SPDA
- CFTV
- Climatização
E alguns outros menos comuns, como:
- Acústica
- Sonorização
- Cabeamento estruturado
- Impermeabilização
É ideal que todos esses projetos estejam em “harmonia” e a compatibilização em BIM veio para ajudar nisso.