O diagrama unifilar é uma representação gráfica das instalações elétricas sobre um projeto arquitetônico. Dentro de um projeto elétrico temos também outros tipos de diagramas, como o multifilar e trifilar.
Todas as ilustrações deste post estão disponíveis em formato DWG na minha Biblioteca CAD:
O que acontece muitas vezes é o diagrama unifilar ser apresentado como um multifilar. Mas há diferença entre os dois. Vejamos.
Diagrama unifilar elétrico
O diagrama unifilar é a representação das instalações elétricas em planta. Ou, simplesmente, a planta elétrica.
É o desenho onde situamos as tomadas, lâmpadas, eletrodutos, circuitos, entre outros componentes.
Sendo assim, tecnicamente a imagem acima seria um diagrama unifilar.
Diagrama multifilar
Porém, o que acontece muitas vezes é o diagrama multifilar ser chamado de unifilar nos projetos.
A imagem acima está denominada em projeto como “diagrama unifilar”, porém, em termos técnicos, o correto seria denominá-la como ‘diagrama multifilar’.
Esta é uma representação muito comum para resumir toda a instalação elétrica da edificação em um único esquema. Isto é, desde a entrada de energia até os quadros de distribuição. Ou até mesmo, somente dos quadros.
Outros diagramas elétricos
Dentro de um projeto elétrico podem haver outros tipos de diagramas com o objetivo de facilitar o entendimento do projeto pela equipe de obra.
Um deles é o diagrama funcional.
O diagrama funcional é uma representação especifica de um determinado ponto do projeto, a fim de ilustrá-lo como o máximo de detalhes possíveis.
Diagrama trifilar
Mais utilizado para representar comandos elétricos, o diagrama trifilar tem como objetivo ilustrar as três fases do sistema e todo as suas variações.