A alvenaria estrutural é um sistema construtivo no qual as paredes em bloco desempenham o papel estrutural da edificação.
Em sistemas construtivos convencionais, a alvenaria representa uma carga para as lajes, vigas e pilares, sendo estes os elementos que desempenham a função estrutural.
Isso significa que nos casos de edifícios em alvenaria estrutural é vedado a perfuração e rasgos nas paredes para a passagem de tubulações.
Arquivos em formato DWG disponíveis no Pacote de Detalhamentos CAD.
O encaminhamento das tubulações em alvenaria estrutural
Para estes casos, as prumadas de instalações hidrossanitárias e elétricas ficam posicionadas em um shaft. Este é um espaço previsto pelo projeto arquitetônico para que passem as colunas de água fria, esgoto, ventilação, pluvial, elétrica, telefonia, incêndio, entre outros.
Já as tubulações em sentido horizontal devem ser encaminhadas sobre forros ou encobertas por sanca de gesso.
No detalhamento acima, tirado de um projeto de edifício residencial, repare que a tubulação de esgoto na saída do lavatório não fica embutida na parede. O mesmo acontece com a tubulação de água fria.
Para que não fiquem expostas, é comum ser utilizado uma carenagem hidráulica para cobrir as tubulações.
Alternativas para instalações elétricas e hidráulicas em alvenaria estrutural
Uma alternativa para a passagem das tubulações hidráulicas pela alvenaria estrutural é a utilização do “bloco hidráulico”.
Este bloco é fabricado com uma abertura para a passagem das tubulações horizontais de no máximo 50mm e verticais de no máximo 75mm.
Já a alternativa para a passagem dos eletrodutos é fazer embutido nos orifícios dos blocos, conforme o primeiro detalhamento deste post.