
Um programa similar ao AutoCAD e gratuito que tem ganhado destaque nos últimos anos é o NanoCAD.
Desenvolvido com uma interface muito parecida com a versão 2007 do AutoCAD, ele demonstra bom desempenho no dia-a-dia de uso, tornando-se assim uma boa alternativa para aqueles que preferem não recorrer a versão estudantil do software da Autodesk.

Principais vantagens do NanoCAD:
- Gratuito, com download direto no site oficial da empresa;
- Versão gratuita sem tempo limite de uso;
- Plotagem sem marca d’água;
- Muito leve, se comparado ao AutoCAD;
- Interface amigável;
- Lê e salva arquivos em DWG.
Uma outra grande vantagem desse programa são as teclas de atalho muito similares as da versão em inglês do AutoCAD. Para quem já é familiarizado com elas, isso pode ser um fator muito importante na hora de escolher este software para uso.
Desvantagens:
- Versão gratuita limitada.
O NanoCAD, assim como o AutoCAD, é um software pago com uma versão gratuita. Com isso, algumas funções importantes ficam de fora dela, como por exemplo, a importação de arquivos em PDF e desenvolvimento do 3D.
Vale a pena utilizar um programa similar ao AutoCAD?
No mundo da construção civil, os softwares BIM vem dominando cada vez mais o mercado de projetos, fazendo com que programas CAD sejam usados mais como um apoio e não como única ferramenta de desenvolvimento de projetos.
Sendo assim, o CAD se torna necessário somente para uso básico.
Então, para esses casos, vale muito a pena utilizar o NanoCAD, pois ele vai cumprir o seu papel sem as limitações que a versão estudantil do AutoCAD trazem, como a marca d’água na plotagem e tempo limitado de uso.


