Projetos hidráulicos com aquecedor solar para chuveiro e outros pontos de água tem sido cada vez mais demandado pelos arquitetos e clientes que vão construir.
Geralmente os motivos para a escolha desse sistema de aquecimento da água são com relação à economia de energia e conforto maior no banho.

Arquivos do post em formato dwg estão disponíveis na minha Biblioteca CAD:

Viabilidade para a instalação
O avanço da tecnologia dos equipamentos e instalação deste sistema fez com que o custo caísse consideravelmente nos últimos anos, fazendo com que compense financeiramente a compra de todo o material e preparação da obra para receber o sistema.
Com isso, esse mesmo sistema de aquecimento de água para chuveiro, lavatório, pia de cozinha e etc. também tem sido usado para aquecimento de piscina, em substituição aos aquecedores convencionais elétricos e a gás.
Obviamente a quantidade de placas coletoras e demais equipamentos devem ser dimensionadas para tal demanda.
Vantagens do aquecimento solar para chuveiro
- Economia de energia;
- Fonte de energia limpa;
- Conforto maior no banho se comparado ao chuveiro elétrico.
Esse conforto maior em relação ao aquecimento elétrico no ponto do chuveiro se dá pela maior pressão de saída da água com uma ducha.

Principal desvantagem
Em dias de pouca incidência solar na edificação haverá um comprometimento na eficiência do sistema, sendo necessário a utilização do sistema de apoio, que são elétrico ou à gás.
Como estamos falando de um boiler de acumulação de água que varia de tamanho de acordo com a demanda da edificação, manter essa água aquecida por longo tempo pelo sistema de apoio pode ser muito custoso também.



Esquema de instalação de aquecimento solar
Para garantir o bom funcionamento do sistema de aquecimento da água, alguns parâmetros devem ser seguidos de forma rigorosa:
Distâncias
A distância máxima entre o boiler e os coletores solares deverá ser de no máximo 6 metros.
Já o desnível entre o fundo do boiler e o topo dos coletores deverá ser entre 30 centímetros e 4 metros.

Posicionamento das placas
Com exceção nos estados do Amapá, Roraima e Amazonas, as placas devem sempre ser direcionadas no sentido norte e com uma inclinação média de 35 graus (o valor varia conforme o cálculo para a cidade).
Boiler
Os boilers podem ser posicionados tanto em desnível, ou seja, abaixo da caixa d’água, quanto no nível da caixa d’água.
Essa escolha varia conforme o tipo de telhado da edificação.

Recirculação de água quente
Em alguns tipos de projetos pode ser que haja a necessidade de se fazer um sistema de recirculação de água quente.
Geralmente ela é necessária quando a distância entre o boiler (ou aquecedor de passagem) e o ponto final do consumo é muito alta.
Essa solução evita o desperdício de água (considerando que a água fria que fica na tubulação entre o boiler e o chuveiro não seja utilizada) e mantém a água da tubulação sempre quente.

